A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que trata deformidades faciais, como queixos muito curtos ou muito grandes, sorriso gengival e maxilar torto.
A cirurgia ortognática tem como objetivo proporcionar qualidade de vida, melhorando o encaixe dos dentes (mordida), a estética facial e até mesmo a respiração em casos de apneia.
Na maioria dos casos, os pacientes candidatos à cirurgia ortognática percebem alguma alteração em sua face, mesmo que não saibam exatamente o que está errado. Alguns sinais incluem queixo muito curto (síndrome de Noel Rosa), queixo muito longo e sorriso gengival acentuado (mostrando muita gengiva) ou assimetria frontal entre o lado direito e esquerdo.
A cirurgia ortognática deve ser realizada em conjunto com o ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial. Essa equipe multidisciplinar garantirá o melhor planejamento e resultado do procedimento.
O tratamento convencional da cirurgia ortognática envolve três etapas:
Não em todos os casos. Em situações estritamente estéticas, em que a mastigação está adequada, podemos avançar diretamente para a cirurgia, sem a necessidade de preparação ortodôntica.
Em outros casos, mesmo havendo a necessidade de alinhar os dentes, é possível realizar o tratamento ortodôntico após a cirurgia. Isso é conhecido como “Benefício Antecipado” ou “Surgery First”.
Estou aqui para guiá-lo em sua jornada de correção facial e melhoria da sua qualidade de vida. Agende uma consulta para discutirmos suas necessidades e encontrarmos a melhor solução para você.